Certo dia encontrei uma amiga que ao desabafar, demonstrou um desejo enorme de sair de cena. A falta de vontade de viver tomou conta do seu ser, problemas financeiros? não; desempregada? não, vida sentimental em crise? não - sem explicações para a melancolia que sentia, ela somente demonstrou que estava sem motivação para viver. Que caminho trilhou essa mulher? Sabemos a humanidade passa por momentos de crise existencial devido a vários fatores, cada um vê e interpreta de uma maneira diferenciada o que acontece no seu dia a dia. Uns demonstram certezas, outras incertezas...uns demonstram segurança, outras insegurança... uns demonstram auto-estima... outras baixa-estima. Diante do caos que vivemos: desastres ambientais, desestrutura familiar, a falta de amor pelo próximo e por si mesmo, entre outras, quem sobreviverá presenciando tantos desencontros? Sabendo que a nossa vida é tão efêmera e que Deus nos concedeu essa dádiva e o livre arbítrio para escolhermos entre a VIDA e MORTE. Uma pergunta: como fazer com que esse indivíduo consiga enxergar o que simplesmente Deus quer de cada um de nós? A Filosofia...a Psicologia... a Psicanálise...a Teologia, qual ou quais dessas poderão contribuir para a reintegração desse ser humano?
Vamos dialogar sobre o caso, meus colegas?
Por Márcia Barreiros
segunda-feira, 28 de junho de 2010
terça-feira, 22 de junho de 2010
A vida
"A vida é um grande espetáculo. Só não consegue homenageá-la quem nunca penetrou dentro de seu próprio ser e perceber como é fantástica a construção da sua inteligência".
Augusto Cury.
Por: Lúcia Flávia Bastos Prucoli
Augusto Cury.
Por: Lúcia Flávia Bastos Prucoli
vamos entender um pouco sobre o que é psicologia e psicanálise?
É muito comum surgirem dúvidas que se referem à diferença entre a Psicologia, a Psicanálise e a Psiquiatria. Por esse motivo, vamos esclarecer de forma sucinta algumas diferenças entre esses três saberes.
A Psicologia é a ciência que estuda os aspectos emocionais, cognitivos e comportamentais do ser humano. São diversas as abordagens psicológicas existentes, cada uma com sua proposta de entendimento do homem e do mundo. De acordo com cada abordagem são estabelecidas as técnicas e os conceitos que serão trabalhados no processo psicoterapêutico. Podemos citar como exemplos de abordagens a fenomenológico-existencial, a gestalt-terapia, a terapia cognitivo-comportamental (TCC). O profissional pode atuar em várias áreas, como por exemplo: a clínica, a educacional e a organizacional.
A Psicanálise é a teoria criada por S. Freud para explicar o funcionamento psíquico do homem, tomando como ponto de partida o inconsciente, portanto muito mais do que o comportamento em si, a Psicanálise busca o significado, a trama imaginária, implícito nesse comportamento. Essa teoria surge paralelamente à Psicologia, delimitando marcações claras entre ambas. Enquanto formação, a Psicanálise não é oferecida como curso universitário, mas como uma especialização, onde qualquer profissional que tenha nível universitário pode fazer essa opção. Encontramos frequentemente psicólogos, psiquiatras, neurologistas, fonoaudiologistas com essa formação.
A Psiquiatria é uma especialidade da Medicina, pré-existente à Psicologia e a Psicanálise. O profissional dessa área necessariamente é um médico que está habilitado para cuidar de doenças mentais. Utiliza-se do modelo médico no processo de diagnóstico e tratamento e tem autonomia para receitas medicamentos. (Por: Maria Helena Martelete).
Psiu! vamos filosofar?
"O ser participa da formação de seu futuro, em virtude de sua capacidade de conceber e reagir a novas possibilidades e trazê-las para fora da imaginação, experimentando-as na realidade". (Rollo May)
Por Márcia Barreiros
Por Márcia Barreiros
Frase para reflexão...
"A felicidade é um problema individual. Aqui, nenhum conselho é válido. Cada um deve procurar, por si, tornar-se feliz."
Sigmund FreudPor Helen Camilato
Assinar:
Postagens (Atom)